A nossa história
Desde 1955.
Desde 1955, a Portas Abertas tem apoiado cristãos perseguidos em mais de 70 países. Fazemos isto através da distribuição de Bíblias e literatura cristã, formações, ajuda social e económica, e ações institucionais (como consultoria jurídica, investigação e presença). Conhece um pouco da nossa história:
um pouco da nossa história
De 1955 até hoje

1955
O jovem holandês Anne van der Bijl – que nós conhecemos como Irmão André – foi à Polónia e teve o primeiro contacto com a Igreja Perseguida. Foi desafiado a voltar com Bíblias e literatura cristã para apoiar os cristãos perseguidos e sentiu o seu chamado confirmado ao ler Apocalipse 3.2a: “Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer”.

1956
Irmão André recebeu de presente um Fusca azul e começou a viajar, a contrabandear Bíblias pelos países atrás da Cortina de Ferro. Foi também nesta altura que começou a fazer a “oração do contrabandista de Deus”: “… fizeste olhos cegos enxergarem. Agora, eu rogo, faça olhos que veem ficarem cegos.”

1967
Saiu o livro O Contrabandista de Deus em inglês. O best-seller foi publicado em mais de 40 idiomas e vendeu mais de 10 milhões de cópias.

1970
O livro O Contrabandista de Deus chega ao Brasil e inspira muitos cristãos brasileiros com a vida e fé do Irmão André. Uma das pessoas encorajadas foi a irmã Elmira Pasquini.

1977
Irmão André visita o Brasil pela primeira vez e é convidado pela irmã Elmira para ir à Primeira Igreja Batista da Liberdade, em São Paulo. Depois do culto de intercessão, decide-se que as ofertas seriam usadas para abrir o escritório da Portas Abertas no país.

1978
A Portas Abertas é oficialmente fundada no Brasil a 1 de maio. Nos primeiros anos, o escritório funcionou na casa da irmã Elmira.

1981
Realiza-se o Projeto Pérola, com a entrega de um milhão de Bíblias de uma só vez numa praia na China. O nome vem da parábola que compara o evangelho a uma pérola de grande valor.

1993
É publicada a primeira Lista Mundial da Perseguição (LMP), com os 50 países onde os cristãos mais sofrem perseguição. Na primeira edição, os cinco países mais hostis eram Arábia Saudita, Afeganistão, Sudão, China e Comores.

1999
A Portas Abertas começa a trabalhar com cristãos da Coreia do Norte, país que já ocupou a primeira posição da LMP 23 vezes.

2020
A Portas Abertas celebra 65 anos e está presente em mais de 70 países, apoiando cristãos perseguidos.

2022
A 25 de fevereiro, falece a fundadora da Portas Abertas Brasil, irmã Elmira, aos 95 anos.
A 27 de setembro, morre Irmão André em Ermelo, na Holanda, aos 94 anos.

2023
A Portas Abertas celebra 45 anos no Brasil. Johan Companjen, um dos fundadores, participa do culto de ação de graças em São Paulo.

2025
A Portas Abertas Internacional completa 70 anos a apoiar a Igreja Perseguida nas suas várias necessidades, como alimentação e cuidados médicos, discipulado, socorro imediato e apoio legal